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Telefonia VOIP ou IP
02 de Setembro de 2021A convergência para o mundo IP
Convergência tecnológica é um termo que, de uma maneira geral, é utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes.
A popularização da internet e a necessidade de garantir a interoperabilidade de redes distintas acabou por tornar o seu protocolo ( IP – internet protocol) como o padrão a ser adotado por todas as redes de dados, criando o que estamos chamando de convergência para o mundo IP.
Assim como as mais diversas indústrias, a da telefonia também não ficou incólume a esta mudança e seu grande impacto veio com a chamada convergência.
Numa visão prática, a convergência em telefonia nada mais é do que:
voz + dados => rede IP
Ampliando o conceito de convergência em telecomunicações podemos incluir a videoconferência e teremos o chamando triple play.
Alguns fatos que contribuíram para esta convergência:
Disseminação de redes IP;
Desregulamentação das telecomunicações;
Digitalização da telefonia;
Popularização da telefonia móvel.
Telefonia IP, VoIP, PBXIP ou IPBX
Todos os termos acima estão relacionados convergência da telefonia para o mundo IP, ou seja, fazer ligações telefônicas via uma rede IP.
VoIP : significa Voz sobre IP ( Voice over Internet Protocol). É o roteamento de conversação humana usando a internet, ou qualquer outra rede de dados baseada no protocolo IP (protocolo da internet), tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportado pela rede de dados.
Telefonia IP: é um termo mais amplo que abrange os equipamentos e as tecnologias de redes que utilizam o protocolo IP e o roteamento de pacotes para trafegar e encaminhar voz em redes públicas ou privadas. Simplificadamente podemos dizer que a telefonia IP prove a infraestrutura pela qual o VoIP trafega.
PABX IP, PBXIP ou IPBX: é um acrônimo para uma central telefônica IP, ou seja, é um equipamento ou conjunto de equipamentos que permitem disponibilizar a telefonia IP aos usuários em geral, normalmente pela substituição da central telefônica convencional existente ou PABX. São também chamados de Central Telefônica Inteligente por conta do grande número de funcionalidades disponíveis.
Avaliando o cenário
A disseminação da telefonia IP trouxe algumas mudanças em um modelo de negócio centenário e a quebra de alguns paradigmas. Dentre eles ressaltamos:
Independência de companhia telefônicaNo modelo tradicional da telefonia o assinante (usuário) sempre necessitou contratar uma operadora de telefonia (PSTN) para que tivesse o serviço disponível. Pela necessidade de estar fisicamente conectado a rede desta operadora, as alternativas sempre se restringiam as empresas cuja rede chegasse ao endereço do cliente.
Na telefonia IP isto não é mais necessário, pois, via um link de dados (internet), é possível utilizar uma operadora que não tenha presença física no seu endereço, abrindo novas alternativas de fornecedores. Dentre estas novidades destacam-se:
Para uma empresa que tenha mais de uma unidade, a comunicação entre elas pode ser feita pelos links de dados dispensando a necessidade de uma operadora de telefonia;
Outra facilidade é o uso de softphones em smartphones, tablets ou notebooks, permitindo a criação de ramais internos que podem ser acessados via Internet, também sem a necessidade de uma operadora de telefonia;
Criação de números locais em localidades remotas sem a necessidade de um escritório local.
Independência de fornecedor
Outra característica do mercado tradicional de telefonia é que, uma vez optando por um fornecedor para sua central telefônica, também chamada de PABX, o usuário acabava ficando na total dependência do mesmo quanto a serviços e expansões.
Já na telefonia IP, as centrais telefônicas IP também chamadas de PABX IP, PBXIP ou IPBX, normalmente utilizam servidores padrão de mercado e softwares livres como o asterisk, que permitem a criação de centrais telefônicas totalmente independentes de fornecedor.
Vantagens da telefonia IPDentre as vantagens da telefonia IP destacam-se:
Econômicos:
Ganhos de escala: apenas uma única rede para todas as aplicações.
Economia com tarifas e custos de telecomunicações: redução de 25% a 60%.
Números locais em outras cidades ou regiões sem a necessidade de um escritório no local.
Técnicos:
Tecnologia conhecida e disseminada;
Requisitos de segurança necessários são os mesmos praticados para as redes de dados;
Padrão SIP permite soluções abertas sem mecanismos e protocolos proprietários;
Interoperabilidade entre equipamentos de fabricantes distintos.
Operacionais
Uma única equipe para administrar e manter uma rede de dados e voz;
Integração com outros serviços e sistemas
Flexibilidade operacional, facilitando mudanças, crescimento da rede e novas aplicações;
Mudanças da posição dos ramais sem complicações;
Possibilidade de instalar e configurar independentemente de fornecedores;
Não gera dependência de um único fornecedor;
Não necessita de uma fiação telefônica segregada da rede de dados;
Fácil gerenciamento através de interfaces remotas.
Barreiras para adoção de telefonia IP
Confiabilidade/estabilidade das redes IP não é equivalente a rede de telefonia;
Eleva a sofisticação do gerenciamento da rede;
Novos cuidados com a segurança;
Maior complexidade no planejamento e implantação da rede.
Para finalizar é importante esclarecer uma dúvida bastante comum para quem está iniciando na área, que é confundir VoIP (tecnologia) com Operadora VoIP (empresa de serviços telefonia – PSTN).
Como mencionamos acima, uma das vantagens da telefonia IP é permitir a independência de companhia telefônica. Isto se deve a possibilidade de usarmos o entroncamento IP, o que permite a conexão a uma operadora de telefonia via a Internet.
Esta nova possibilidade propiciou o surgimento de uma ampla gama de empresas oferecendo o serviço de telefonia via IP, também chamadas de operadoras VoIP. Nestas empresas o entroncamento é realizado via um link de Internet ou mesmo um link IP dedicado.
Com a popularização da Internet no Brasil, várias empresas surgiram ofertando este tipo de serviço. Em ato contínuo, o termo VoIP foi se popularizando país afora, causando a confusão acerca do termo.
No que pese o grande número de empresas surgidas e o interesse despertado num primeiro momento, grande parte delas acabou por encerrar suas operações. O maior fator de insucesso foi a dificuldade de atender os requisitos técnicos necessários para um link IP trafegar VoIP.